Combater despedimentos na <i>SAPA </i>

De­pois de terem sido in­for­mados sobre a in­tenção de en­cer­ra­mento da trans­for­ma­dora de ma­te­riais em alu­mínio SAPA II Perfis, do Grupo sueco Orkla, no Cacém, os 127 tra­ba­lha­dores de­ci­diram, em ple­nário re­a­li­zado a 29 de Junho, man­datar os seus re­pre­sen­tantes para so­li­citar da ad­mi­nis­tração mais fun­da­mentos para estes des­pe­di­mentos, pre­vistos para Se­tembro. «A em­presa está a des­lo­ca­lizar tra­balho para ou­tras pa­ra­gens», re­velou ao Avante!, José Vas­ques, do Sin­di­cato da Fi­e­qui­metal/​CGTP-IN, SITE Centro Sul Re­giões Au­tó­nomas. Também será pe­dida au­di­ência ao em­bai­xador da Suécia, sede do Grupo Orkla, «por a ad­mi­nis­tração ter ar­gu­men­tado que a de­cisão do des­pe­di­mento co­lec­tivo é da mul­ti­na­ci­onal», acres­centou.

Os tra­ba­lha­dores foram no­ti­fi­cados com a in­tenção de des­pe­di­mento, mas «quando, em reu­nião, apre­sen­támos o nosso ca­derno rei­vin­di­ca­tivo, a 22 de Junho, foi-nos re­fe­rida a ne­ces­si­dade de re­dução de postos de tra­balho, mas nada foi dito sobre o en­cer­ra­mento», lem­brou José Vas­ques.

O Grupo sueco tem outra uni­dade em Avintes, e em ambas as fá­bricas já em­pregou, ao todo, cerca de 180 tra­ba­lha­dores.



Mais artigos de: Trabalhadores

Pic-nic contra a precariedade

Sá­bado, 9 de Julho, a partir das 10h30, o Parque Edu­ardo VII vai en­cher-se de jo­vens de di­versas or­ga­ni­za­ções (In­ter­jovem, ABIC, JOC e Mo­vi­mento 12 de Março). Na ementa há muito de­bate, con­certos, pin­turas e o mais que se verá.

Esclarecer para ampliar o protesto

Reforçar a uni­dade na acção através da luta, am­pli­ando o pro­testo e o es­cla­re­ci­mento contra a des­truição de di­reitos e das condições de vida e de tra­balho foi o com­pro­misso as­su­mido an­te­ontem no plenário na­ci­onal da Fec­trans/​CGTP-IN.

CGTP-IN apresenta alternativas

Pro­vando que há al­ter­na­tivas ao Pro­grama do Go­verno, que «acentua o défice ex­terno e gera um au­mento contínuo da dívida», a CGTP-IN di­vulgou, na se­gunda-feira, 4, pro­postas al­ter­na­tivas que apre­sentará ao mi­nistro a Eco­nomia e Em­prego.

Semana de luta arranca segunda-feira

Começa na segunda-feira, 11, uma semana de luta da CGTP-IN, cujo propósito é mobilizar e esclarecer os trabalhadores e as populações para a necessidade de lutar contra a política de direita, e divulgar as propostas da CGTP-IN alternativas ao programa do Governo e às...

Privatização na UA

Os 53 trabalhadores da Universidade Aberta responsáveis pela produção semanal do programa Sociedade Civil, no Canal 2, receberam, a 17 de Junho, um despacho do reitor, através de correio electrónico, anunciando a extinção da Unidade de Gestão e...

Salvar os estaleiros no Mondego

A assembleia de credores dos Estaleiros Navais do Mondego decidiu, a 30 de Junho, no Tribunal Judicial da Figueira da Foz, prorrogar por ainda mais 30 dias o prazo para a apresentação de um plano de viabilidade, após mais de cem dias terem passado do prazo anterior sem que o esperado plano tenha sido...